Este Blog tem por objetivo mostrar aos educadores (e futuros educadores), a relevância da Linguagem Corporal no Ambiente Escolar. Acreditamos que o seu conteúdo irá contribuir significativamente para melhorar a Prática Pedagógica.

sábado, 8 de junho de 2013

Psicomotricidade: As dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita, estão associadas a falta ou pobreza de estímulos na Infância


Você sabia que as crianças antes de aprenderem a ler e a escrever, necessitam desenvolver seus movimentos amplos ( correr, brincar, pular, saltar etc.) , os movimentos finos (desenhar, recortar e amassar etc.) e também ter experiências que estruturem sua imagem e esquema corporal como: controle, coordenação, conhecimento e consciência do seu corpo?
Isto mesmo! A falta ou pobreza de estímulos destes movimentos e habilidades psicomotoras, pode acarretar sérios problemas de aprendizagem de leitura e escrita na infância. Sendo assim, a psicomotricidade visa auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual da criança porquanto, o corpo e a mente são integrados e também são os componentes da formação humana. Contudo, a psicomotricidade explora o potencial ativo de cada ser, além de prevenir e tratar as dificuldades
.
Complemente sua leitura, acesse o link:

Papel do Educador


Cabe ao educador (pais/familiares e professores) propor atividades lúdicas como: jogos, atividades ou brincadeiras  que estimulem a linguagem oral e escrita das crianças. Desta forma estará contribuindo para desenvolver a: coordenação motora fina, o esquema corporal, o ritmo, o equilíbrio, a coordenação global ou motricidade ampla, a lateralidade, a percepção dentre outras habilidades.

Celeste Nascimento

0 comentários:

Postar um comentário