Você
sabia que as crianças antes de aprenderem a ler e a escrever, necessitam
desenvolver seus movimentos amplos ( correr, brincar, pular, saltar etc.) , os
movimentos finos (desenhar, recortar e amassar etc.) e também ter experiências
que estruturem sua imagem e esquema corporal como: controle, coordenação, conhecimento
e consciência do seu corpo?
Isto
mesmo! A falta ou pobreza de estímulos destes movimentos e habilidades
psicomotoras, pode acarretar sérios problemas de aprendizagem de leitura e
escrita na infância. Sendo assim, a psicomotricidade
visa auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual da criança porquanto, o
corpo e a mente são integrados e também são os componentes da formação humana.
Contudo, a psicomotricidade explora o potencial ativo de cada ser, além de
prevenir e tratar as dificuldades
.
Complemente
sua leitura, acesse o link:
Papel do Educador
Cabe
ao educador (pais/familiares e professores) propor atividades lúdicas como:
jogos, atividades ou brincadeiras que
estimulem a linguagem oral e escrita das crianças. Desta forma estará
contribuindo para desenvolver a: coordenação motora fina, o esquema corporal, o
ritmo, o equilíbrio, a coordenação global ou motricidade ampla, a lateralidade,
a percepção dentre outras habilidades.
Celeste Nascimento
0 comentários:
Postar um comentário