Recordo-me do “controle do corpo na escola”, nos “bons tempos” da primeira série do Ensino Fundamental. Eu havia passado do pré (hoje chamado de EMEI) para a primeira série. No Pré as professoras colaboravam para desenvolver em nós discentes, algumas habilidades como: coordenação motora, equilíbrio, organização temporal etc., através de brincadeiras como: Pular amarelinha, jogar bola, pular no trampolim e outras atividades e jogos variados. Sendo assim, ao chegar na primeira série fui submetida a ficar sentada numa cadeira junto a uma carteira e enfileirada as das outras crianças, todos estáticos, quietos iniciava-se o processo de educar a mente separada do corpo. Quando tocava o sinal (mais parecido com uma sirene de ambulância), cantávamos uma musiquinha para o lanche (mesmo estando famintos), lanchávamos rapidamente para dar tempo de brincar de “pula mula”. Expressávamos através desta e de outras brincadeiras todo o nosso desejo e necessidade de se movimentar.
Abaixo a imagem representando a brincadeira “Pula Mula”:
Atualmente na condição de discente, me preparando para exercer a docência, vejo quão grande é, a importância de resgatarmos a Linguagem Corporal na escola. É preciso propiciar atividades que estimulem as habilidades psicomotoras das crianças. Se elas não forem estimuladas, teremos sérios problemas de escrita, leitura, de comportamentos, falta de interesse dentre outros.
Celeste Nascimento



.jpg)

0 comentários:
Postar um comentário