Nosso
corpo se mantém em equilíbrio, e graças a isso conseguimos desenvolver
movimentos, sejam eles bruscos ou delicados. A essa capacidade de realizar
esses movimentos chamamos de coordenação motora.
Nosso cérebro
manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de
desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam
maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso
exige de nós coordenação motora. A coordenação motora nos permite
realizar os mais diversos movimentos coordenados. Na coordenação motora ocorre
participação de alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema
esquelético e sistema sensorial. Com a interação desses sistemas obtêm-se
reações e ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com que a pessoa
responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.
Podemos
classificar a coordenação motora de duas maneiras: coordenação motora grossa e
a coordenação motora fina.
Na coordenação
motora grossa verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o
desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer
escadas, que podem ser desenvolvidas a partir de um plano sistemático de
exercícios e atividades esportivas.
Na coordenação
motora fina verificamos o uso de músculos pequenos, como das mãos e dos pés. Ao
desenhar, pintar, manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais
precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a
vida.
Atividades para desenvolver a coordenação motora nas crianças
Por: MICHELLE SIMÕES
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